Projetos Ativos
Um estudo internacional, multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para testar a segurança e eficácia de uma imunoglobulina hiperimune intravenosa (hIVIG) para o tratamento de pacientes ambulatoriais adultos nos estágios iniciais de COVID-19.
Um ensaio clínico multicêntrico, adaptativo, randomizado e de plataforma controlada para avaliar a segurança e eficácia de estratégias e tratamentos para pacientes hospitalizados com infecções respiratórias emergentes.
STRIVE é uma plataforma que desenvolverá diversos estudos de médio e longo prazo visando novos tratamentos e estratégias de tratamento para diversas Doenças Emergentes.
STRIVE Trial 1. Ensitrelvir
Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para analisar a eficácia e
segurança do Ensitrelvir em pacientes hospitalizados por COVID-19.
STRIVE Trial 2. Abatacept
Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para analisar a eficácia e
segurança do Abatacept em pacientes hospitalizados por COVID-19.
Um estudo multicêntrico, duplo-cego e randomizado para analisar a segurança e eficácia da administração de duas doses subcutâneas anuais de Lenacapavir vs. Tenofovir/FTC, em homens cis, mulheres trans, homens trans e pessoas não binárias, maiores de 16 anos, que fazem sexo com homens e em risco de contrair a infecção pelo HIV.
Resumo do estudo: HPTN 083 é um ensaio multicêntrico, duplo-cego, de dois braços, randomizado (1: 1), controlado, de não inferioridade da eficácia de CAB LA em comparação com tenofovir disoproxil fumarato (TDF) / emtricitabina (FTC ) oral diariamente para prevenção do HIV. Pretende-se avaliar a segurança e eficácia do agente injetável, cabotegravir (CABLA), para profilaxia pré-exposição (PrEP) em homens cisgêneros e mulheres trans que fazem sexo com homens (HSH e TGW) não infectados com HIV. A população do estudo é HSH não infectados pelo HIV e TGW, com risco de adquirir infecção pelo HIV, 18 anos de idade ou mais. A amostra corresponde a aproximadamente 5.000 participantes, 2.500 por agência. A duração total do estudo é de aproximadamente 7,5 anos.
Centros onde ocorre:
Argentina:
- Hospital Ramos Mejía (CABA)
- INI - Fiocruz (Rio de Janeiro)
Resumo do estudo: O estudo COHIVE é um subestudo de 4 estudos principais (ADVANCE, D2EFT, DolPHIN2 e NAMSAL) que busca descrever as características clínicas e a evolução do COVID-19 sintomático em pessoas vivendo com HIV (PVHIV), geralmente descritas e por fatores de HIV e doença comórbida, incluindo estado reprodutivo. Além disso, permitirá determinar a soroprevalência para COVID-19 em todos os participantes do estudo principal no primeiro momento viável após o controle da epidemia no país (independentemente da existência de infecção sintomática por COVID-19. Existência de estudos estabelecidos em terapias de HIV (ADVANCE, D2EFT, DolPHIN2 e NAMSAL) oferece uma oportunidade única de reunir informações compartilhadas sobre a incidência e os resultados em PVHIV em uma variedade de configurações clínicas (incluindo terapias de primeira e segunda linha para HIV) e uma variedade global de centros de pesquisa exclusivos. Este estudo fornece um impacto imediato na saúde pública, fornecendo informações críticas para uma população vulnerável nesta crise em evolução e, possivelmente, acelerando o desenvolvimento de terapias amplamente aplicáveis. Ele também fornece um impacto no sistema de saúde , apoiando a disponibilidade de testes e liberando kits de teste e equipamentos de proteção pessoal para outros usos, além de reforçar a disponibilização de kits de teste neste ambiente.
https://insight.ccbr.umn.edu/flu003/
Protocolo mestre randomizado para o tratamento de COVID-19 com imunomoduladores.
ACTIV-1 IM é um protocolo mestre desenvolvido para avaliar vários agentes investigacionais como tratamento para pacientes moderadamente ou gravemente enfermos infectados com coronavírus 2 de síndrome respiratória aguda grave (SARS-Cov-2). Os objetivos da pesquisa são avaliar cada agente em relação à velocidade de recuperação, mortalidade, gravidade da doença e utilização de recursos hospitalares. Cada agente será avaliado como um adjunto terapêutico ao tratamento padrão (SoC) quando usado em clínicas locais, incluindo remdesivir (fornecido). O SoC pode mudar durante o curso do estudo com base em outras descobertas de pesquisa. Comparações entre agentes não é o objetivo da investigação. A população do estudo corresponde a pacientes moderadamente a gravemente enfermos infectados com o vírus da doença coronavírus 2019 (COVID-19). O recrutamento se concentrará em pacientes já hospitalizados para o tratamento da infecção por COVID-19, bem como em pacientes que estão sendo tratados para COVID-19 infecção em Pronto-Socorros enquanto aguarda a admissão no hospital. Os pacientes que estão dentro e fora das UTIs são incluídos na população do estudo.
O estudo D2EFT tenta estabelecer se qualquer um dos regimes simples DTG + darunavir / ritonavir (DRV / r) e DTG + 2NRTI não são inferiores ao atual regime de TARV (SOC) recomendado pela OMS e não entre eles. Se qualquer um dos regimes for não inferior, as diretrizes podem então mudar, implicando que essas descobertas se traduzam rapidamente no tratamento de milhões de pessoas em ambientes com recursos limitados. Cada uma dessas duas abordagens simplificadas investigadas neste estudo oferece uma oportunidade realista para a co-formulação em um único comprimido, administrado uma vez ao dia e prescrito sem a necessidade de um teste de resistência aos medicamentos para HIV (genotípico). Essas características levariam a uma abordagem de saúde pública (comprimido vermelho - primeira linha, comprimido azul - segunda linha) para o manejo da doença HIV em ambientes com recursos limitados.
Centros onde ocorre:
- Hospital Ramos Mejía (CABA)
- CAICI (Rosário)
- Hospital Paroissien (Província de Buenos Aires)
- Hospital San Juan de Dios (La Plata)
- INI - Fiocruz (Rio de Janeiro)
- Chile:
- Fundação Arriarán (Santiago do Chile)
- SAS de Assistência Científica de Alta Complexidade (Bogotá DC)
- INCMNSZ (Cidade do México)
- Hospital Civil de Guadalajara (Guadalajara)
- Centro de Pesquisas Morales vargas (Leon)
Telemedicina no cuidado de pessoas vivendo com HIV em hospitais públicos da cidade de Buenos Aires durante a pandemia de COVID-19: estudo de implementação.
Trata-se de um estudo observacional prospectivo, utilizando métodos qualitativos e quantitativos com delineamento híbrido tipo 3 utilizando o framework RE-AIM. Os objetivos deste estudo são usar técnicas de facilitação de implementação para implementar a estratégia de telemedicina na rede de hospitais públicos da cidade de Buenos Aires no contexto da pandemia de COVID-19 e gerar as evidências científicas necessárias para divulgar as consultas de videotelemedicina adaptados à atenção ao HIV em hospitais públicos da região.