Equipe
Dr. Marcelo H. Losso
O Dr. Marcelo H. Losso atualmente chefia a Seção de Doenças Emergentes e o Serviço de Imunocomprometidos do Hospital General de Agudos J. M. Ramos Mejía em Buenos Aires; é Pesquisador Principal na Carreira de Pesquisador em Saúde do Ministério da Saúde do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (GCBA); atua como Pesquisador Principal responsável pela Área de Pesquisa em Doenças Emergentes no Hospital JM Ramos Mejía; e é Professor Adjunto do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.
Ele recebeu seu título de médico com honras pela Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Completou sua residência em Medicina Interna no Hospital JM Ramos Mejía e realizou sua formação de pós-graduação em HIV/Aids nos National Institutes of Health (NIH), em Maryland, EUA. Posteriormente, organizou uma unidade dedicada à atenção clínica integral e à pesquisa clínica em infecção por HIV no hospital onde se formou, a qual ele atualmente dirige.
Nos últimos 25 anos, dedicou-se ao desenvolvimento de redes para a implementação de ensaios clínicos acadêmicos em infecção por HIV na América Latina, particularmente na Argentina, Chile, Peru e México. O Dr. Losso foi o Co-Diretor de um dos maiores ensaios clínicos concluídos no tratamento do HIV, o estudo ESPRIT; e participou da análise principal e da comunicação dos resultados dos estudos SMART e START, duas das contribuições mais significativas para o conhecimento sobre o tratamento antirretroviral, bases de todos os Guias de tratamento disponíveis. Publicou mais de 220 manuscritos em publicações internacionais com revisão por pares.
Atualmente é Membro do Comitê Científico do STRIVE e Fellow do MRCT da Universidade de Harvard. Como Líder da atenção a Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) no Hospital General de Agudos J. M. Ramos Mejía e Diretor do CICAL, desenvolveu ampla experiência na condução e implementação de ensaios clínicos, e foi investigador principal para a Argentina em uma variedade de projetos, incluindo uma produtiva colaboração internacional com as redes INSIGHT, HPTN, HVTN e IMPAACT dos NIH nos EUA, o Instituto Kirby na Austrália e o Eurocoord na Comunidade Europeia.
No contexto da crise sanitária produzida pela COVID-19, seus esforços de pesquisa focaram no gerenciamento da resposta à pandemia no Hospital JM Ramos Mejía. Neste marco, obteve numerosos subsídios que permitiram inaugurar uma unidade física destinada à pesquisa em Doenças Emergentes naquele hospital.
Desempenhou-se como membro e Diretor do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Ramos Mejía e foi membro do Comitê Central de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Myrian Scherer
Myrian é graduada em enfermagem pela Universidade Nacional de Rosário. Trabalhou como enfermeira na unidade de terapia intensiva da Clínica e Maternidade Suizo Argentina, tem experiência em recuperação cardiovascular. Além disso, trabalhou como enfermeira de controle de infecção por 22 anos no Instituto Argentino de Diagnóstico e Tratamento, onde foi responsável pelo programa de controle de infecção de toda a instituição. Foi secretária da Associação Argentina de Enfermeiros em Controle de Infecção, atuou como coordenadora da Primeira Campanha Nacional de Higiene das Mãos em 2011 (Ministério da Saúde da Nação-ADECI). Além disso, possui experiência em qualidade e segurança do paciente, melhoria de processos, elaboração, revisão de normas e procedimentos Treinamento em trabalho em equipe (treinamento no modelo TeamStepps), tarefas que desempenha atualmente.
Lic. Tomas Kierszenowicz
Antropólogo Social com mestrados em Ciência de Dados e em Inteligência Artificial. Doutorando em Ciências Antropológicas. Atualmente dedica-se ao planejamento e desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para a área da saúde e pesquisa clínica. Docente na Especialização em Administração Hospitalar da Universidade ISALUD. Foi bolsista do CONICET (2019–2024) e atuou como Assessor Técnico Regional em projetos do Fundo Global de Luta contra a AIDS, a Tuberculose e a Malária (2016–2018).
Dr. Javier Toibaro
O Dr. Toibaro é médico, formado pela Universidade de Buenos Aires. É especialista em Clínica Médica e Estatística em Ciências da Saúde (Faculdade de Ciências Exatas, UBA). Atualmente é Chefe da Unidade B de Clínica Médica no Hospital JM Ramos Mejía, Professor Adjunto de Farmacologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires e Pesquisador Independente na Carreira de Investigação do Ministério da Saúde, GCBA. Possui mais de 20 anos de experiência como pesquisador clínico e assessora agências de saúde e patrocinadores no desenho de projetos de pesquisa clínica.
Dra. Mariana A. Kundro
Médica especialista em Doenças Infecciosas e Medicina Interna. Docente de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UBA, atua como Médica de plantão na Seção de Doenças Emergentes e na Área de Pesquisa Clínica do Hospital Geral de Agudos “Dr. Jose Maria Ramos Mejía”. Coordenou e participou de diversos ensaios clínicos na prevenção da infecção por HIV, tratamento antirretroviral e vacinas. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina da UBA.
Dr. Guillermo A. Viloria
Médico especialista em Doenças Infecciosas e Medicina Interna. Atua como Médico Plantonista na Seção de Doenças Emergentes e na Área de Pesquisa Clínica do Hospital Geral de Agudos “Dr. Jose Maria Ramos Mejía”. Coordenou e participou como co-investigador de diversos ensaios clínicos sobre prevenção da infecção por HIV, tratamento antirretroviral e vacunas.
Lic. Victoria Cardoso
Victoria é Licenciada em Nutrição (2008). Iniciou sua carreira em pesquisa clínica logo após se formar na Universidade de Buenos Aires e atuou nessa área nos últimos 14 anos. Ela se juntou à CICAL em 2024 para desenvolver os projetos vinculados ao STRIVE.
Norberto Selasco
Técnico em Marketing pela UB e educador comunitário. Norberto coordena as atividades vinculadas à comunidade em prevenção e tratamento. Desenvolveu as estratégias de vinculação comunitária, acompanhamento e retenção para diferentes estudos.
Griselda Flores
Técnica em Administração de Empresas. Griselda tem 22 anos de experiência em contabilidade e administração geral de negócios. Além disso, ele estudou e terminou seus estudos na Faculdade de Economia e Gestão de Organizações.
Bruno Boninsegna
Completou seus estudos em Farmácia na Universidade J F. Kennedy de Buenos Aires, completou residência, Chefe de Residentes e especialidade em Farmácia Hospitalar no Hospital Militar Central e foi Chefe da Seção de Medicamentos do mesmo Hospital. Ingressou na CICAL em 2023 como Farmacêutico Associado para desenvolver pesquisas clínicas.
Tomás Schverdfinger
Tomás é Farmacêutico formado pela UBA. Possui 8 anos de experiência em farmácia hospitalar e 2 anos de experiência na indústria, no setor produtivo (Pfizer). Além disso, está cursando pós-graduação em pesquisa clínica no Hospital Ramos Mejia. Atualmente, Tomás é PA (Farmacêutico Associado) em vários projetos de pesquisa no Hospital Geral J. M. Ramos Mejía para Cuidados Agudos, incluindo profilaxia pré-exposição ao HIV. Entre as tarefas que executa estão o controle de prescrições médicas, preparo de medicamentos, controle de estoque, dispensação e temperaturas.
Dra. Jimena Lopez Piñeiro
Médica especialista em Doenças Infecciosas. Atua como Médica Plantonista no Hospital Francisco J. Muñiz. Em 2024, foi aprovada em concurso e selecionada para atuar como Bolsista de Pesquisa Clínica no período de 2024 a 2026.
Dra. Iael Altclas
Médica especialista em Doenças Infecciosas, com interesse no desenvolvimento de gestão e políticas públicas com perspectiva de gênero. Em 2024, foi aprovada em concurso e selecionada para atuar como Bolsista de Pesquisa Clínica no período de 2025 a 2026.
Lorena D. Reynoso
Técnico em Administração de Empresas. Lorena tem 19 anos de experiência em tarefas administrativo-contábeis, análise de informações e tarefas de auditoria. Além disso, atuou como gerente de setor com pessoal responsável, na área de Transportes. Atualmente trabalha como diretora administrativa na área financeira onde carrega dados relacionados a estudos e conciliações bancárias.
Ángeles Acevedo
É aluna avançada do Programa de Nutrição da Universidade del Salvador, concluiu o Curso de Monitoramento de Ensaios Clínicos em 2021 e ingressou na CICAL em 2023 para atuar na equipe de gestão de dados.
Candelaria Benedetti
Candelaria integra el equipo de datos y está a cargo de la carga, el control de calidad y el aseguramiento de la calidad de los datos de los diferentes estudios clínicos que integramos.
Juan Manuel Mujica
Aluno avançado do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UBA, atua como Monitor de Farmacologia na Faculdade de Medicina da UBA. Colabora na gestão de dados de ensaios clínicos.
Sabrina Francavilla
Sabrina realiza tarefas administrativas nos diferentes estúdios que integramos. Ele recebe os participantes do estudo quando eles comparecem às visitas, é responsável por contatar os participantes do estudo para agendar as visitas e contatar os participantes em potencial.
Clara Torchia
Clara estudou no Instituto Argentino de Secretários Executivos. Clara realiza tarefas administrativas nos diferentes estúdios que integramos. Ele recebe os participantes do estudo quando eles comparecem às visitas, é responsável por contatar os participantes do estudo para agendar as visitas e contatar os participantes em potencial.
Florencia Soria
Aluna do bacharelado em comunicação social da UNLaM. Atualmente desempenha as tarefas administrativas do serviço de imunocomprometidos do Hospital Ramos Mejía
Cecilia Etchart
Formou-se no Instituto Argentino de Secretários Executivos. Desempenha tarefas administrativas no escritório central da fundação IBIS: Manutenção de arquivos normativos, preparação de arquivos de pessoal, gestão e elaboração de orçamentos para compras de insumos para pesquisa clínica, bem como controle do estoque de insumos da Fundação e do Htal Ramos Mejía, solicitação e controle de calibração de equipamentos médicos, etc.
